A oficialização do início da Integração do no Norte Capixaba ao serviço do Samu 192 contou a participação dos vereadores de Jaguaré. A partir desta quarta-feira, 20.01, 11 municípios do Norte Capixaba passam a integrar uma única rede de socorro e apoio à vida.
Na ação, o Governo do Estado oficializou o início do funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) na Região Norte de Saúde, que faz parte do programa “Samu para Todos”. Inicialmente, 11 municípios serão contemplados: Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão
O vereador Professor Tininha (Cidadania) acompanhou o processo de oficialização e destacou a importância de um serviço que chegue a todas localidades dos municípios e Estado. “Quem mora no interior do Estado, ou de um Município, sabe o que é ter bater na porta de um vizinho de madrugada pedindo socorro. Agora, com o Serviço do Samu 192 temos um suporte 24 horas para atender nossa população. São políticas públicas para nossa população” – ponderou.
O vereador Jair Sandrini (PSB) também acompanhou a cerimônia de oficialização.
Implantação do Samu 192 – ‘Samu para todos’
O Governo do Estado oficializou, nesta quarta-feira (20), o início do funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) na Região Norte de Saúde, que faz parte do programa “Samu para Todos”. Inicialmente, 11 municípios serão contemplados: Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão. Na mesma solenidade, o governador Renato Casagrande assinou a Ordem de Serviço para as obras de pavimentação asfáltica e drenagem na Avenida Jairo Mendonça Bahia, em São Mateus.
“Mais uma semana em que estamos presente no norte do Estado e com entregas muito importantes. Viemos lançar o ‘Samu para Todos’ na região, que já está funcionando em 11 cidades. A presença do SAMU 192 no município diminui o tempo de resposta no atendimento, o que vai ao encontro de nosso papel no Governo, que é de salvar vidas. Estamos nesta luta diária em decorrência da pandemia, mas o Samu também vai ajudar a salvar muitas vidas em acidentes e outras enfermidades. Cada município vai ter sua base, sua própria ambulância e, com certeza, vai ser fundamental nesse atendimento de urgência”, pontuou o governador.
O investimento do Governo do Estado é superior a R$ 5 milhões, sendo que a Central de Regulação das Urgências será totalmente custeada pelo Estado. O Consórcio Público da Região Norte do Estado (CIM Norte/ES) é parceiro nesta iniciativa que faz parte do “Samu para Todos” (em conformidade com o Decreto Nº 4548-R, de dezembro de 2019). Os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco e Ecoporanga serão contemplados na segunda etapa de implantação do serviço na região.
O subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, destacou que os serviços serão prestados 24 horas por dia, com o objetivo de auxiliar a sociedade em caso de risco à vida. “O SAMU 192 faz parte da Rede de Urgência e Emergência do Estado. É um serviço de socorro que funciona 24 horas, por meio de orientações, envio de unidade móvel e equipe capacitada para a realização do atendimento. Tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte, realizando atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas. A assistência pode ser solicitada por qualquer cidadão pelo número telefônico 192”, explicou.
O superintendente de Saúde da Região, Edilson Monteiro, salientou que essa ampliação permite o maior alcance do atendimento pré-hospitalar à sociedade. “Essa expansão aumenta a cobertura dos serviços, levando o acesso do atendimento pré-hospitalar móvel de urgência para mais pessoas, e, consequentemente, contribuindo para diminuição de mortes e sequelas”, disse. (Saiba mais sobre o serviço no final do texto)
Samu para Todos
A Política Estadual para a Rede de Urgência e Emergência — componente do Serviço Móvel de Urgência, denominado Samu para Todos, foi instituída por meio do Decreto nº 4.548-R, de 16 de dezembro de 2019. A iniciativa do programa tem o objetivo de ampliar o acesso da população ao SAMU 192. Para isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), cofinanciará a implantação do serviço em 60%, depois de deduzir o custo com o repasse federal, para os municípios que aderirem à proposta, utilizando a base de cálculo tripartite sobre o teto do valor de referência, per capita/mês.
A contrapartida dos municípios será de 40%, além de disponibilizar a infraestrutura padronizada das bases descentralizadas, que deverão estar estrategicamente localizadas, de forma a contemplar os atendimentos da região. O repasse estadual será concedido em caráter regular e automático, fundo a fundo, desde que seja mantido o serviço nas condições exigidas pelo Ministério da Saúde.
Quando acionar o atendimento móvel de urgência
Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.
O SAMU 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida. Por isso, as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.
Acione o serviço em casos de:
– Parada cardiorrespiratória;
– Dor forte no peito (infarto);
– Dificuldade de respirar/engasgo;
– Suspeita de Acidente Vascular Cerebral (derrame);
– Intoxicação (envenenamento);
– Queimadura grave;
– Choque elétrico;
– Acidente de trânsito com vítima;
– Queda grave e fratura;
– Afogamento;
– Surto psiquiátrico;
– Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
– Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.
Publicado em 21/01/2021.