Os vereadores da Câmara de Jaguaré continuam com o processo de visitas às escolas municipais. O objetivo é conhecer a realidade das unidades de ensino e como estas estão se preparando para o retorno às aulas presenciais. Todo o processo será encaminhado à Secretaria Municipal de Educação e assim e oferecer uma reposta à sociedade.
Na última semana o vereador Ricardo Barros (PP) visitou as escolas CEIM Dom Bosco, EMEF Santa Catarina. Entre as principais demandas estão problemas relacionados à infiltrações e conservação dos prédios.
No CEIM Dom Bosco a diretora, Silvana Gomes Gonçalves Coco, informou que a unidade de ensino recebeu diversos Kits de higienização contra Covid-19 para preparação do ambiente escolar. Detalhou ao vereador problemas de infiltração em tetos da sala dos professores, refeitório e outras salas da escola.
Na EMEF Santa Catarina a diretora, Adenilda de Almeida Corrêa Krause, destacou que a maior parte do corpo docente que atua na escola é efetivo. Relatou problemas com infiltrações em salas e principalmente no pátio, que perdeu a cobertura de acrílico.
“Estamos visitando para conhecer a realidade de perto. Sabemos dos esforços das equipes gestoras e Conselhos de Escolas em conseguir ter um ambiente adequado para suas crianças. Estamos aqui para somar e enfim termos a solução dos problemas” – comentou o vereador.
O vereador Professor Tininha (Cidadania) também efetuou visita às unidades escolares. Ele acompanhou a realidade da EMEF Patrimônio Nossa Senhora de Fátima, CEIM Fátima, ECORM São João Bosco, EMEIF Patrimônio Altoé e EMEIF Palmitinho.
Na EMEF Patrimônio Nossa Senhora de Fátima foi recebido pelo diretor José da Silva Carmo. Na unidade constatou-se a necessidade de reforma dos banheiros e a urgente reforma da quadra poliesportiva.
No CEIM Fátima foi recebido pela diretora Valquíria Altoé Quartezani. No Centro de Educação Infantil constatou-se a necessidade e pintura do prédio.
Na EMEIEF Patrimônio Altoé foi recebido pela diretora Márcia Aparecida Neves Negres. Na unidade TEVE a surpresa de problemas estruturais, visto que foi inaugurada há pouco mais de três anos. Sobressaltam-se trincas nas estruturas e nas portas de madeira. Outro detalhe é o fato da parquinho ter sido construído ao tempo, faltando proteção contra o Sol ou intempéries.
Na ECORM de São João Bosco, foi recebido pela diretora Marirlei do Nascimento Quiuqui. Atendendo a alunos dos Anos Finais a estrutura apresenta diversas salas com vazamento e mofo. Destacou-se o risco de acidente devido a fiação exposta do poço artesiano da unidade de ensino.
Na EMEIEF Palmitinho, foi recebido pelo diretor Admilson Castro. Na unidade percebeu-se que o projeto arquitetônica faz com que, durante as chuvas, as crianças fiquem expostas e sob o risco de queda no piso molhado. Percebeu-se também a ausência de mesas no refeitório.
Já a EMEIF São João do Estivado foi visitada pelos vereadores Jean Costalonga, Preto Queiróz e Professor Tininha. Destacam que a unidade precisa da troca de janelas precisando e não possui rampa de acessibilidade para cadeirante. Também está faltando o alambrado na escola e o pátio interno e externo estão se iluminação.
“O que percebemos como vereadores é o descaso com nossa educação, com nossas crianças e adolescentes. São salas mofadas, que quando chovem viram cachoeiras pelos ventiladores ou luminárias. Sabemos também dos esforços de anos de muitos gestores e dos Conselhos de Escolas. Era ofícios, planos de ação e planilhas de engenharia, mas nada era feito. Queremos honrar o esforço destes que por anos trabalharam por nossa Educação e vamos agir no que pudermos para mudar esta realidade” – ponderou o vereador.
O presidente da Câmara de Vereadores de Jaguaré, Jean Costalonga (Cidadania) explica que a proposta dos vereadores é visitar o maior número possível de unidades de ensino entes do retorno às aulas presenciais. Ao final, será elaborado um relatório que será encaminhado à Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Jaguaré. As informações são de que as aulas no Sistema Municipal de Ensino de Jaguaré acontecem na próxima segunda-feira, 08.02, de maneira remonta. Não há confirmação de data para o retorno presencial.
Publicado em 01/02/2021.