Antes do início do Ano Letivo de 2021 os vereadores da Câmara de Jaguaré realizarão diversas visitas às unidades de ensino da Rede Municipal. A intenção é averiguar a real situação física e a preparação das escolas para o início das aulas frente a Pandemia do Novo Coronavírus. A primeira escola visitada foi a EMEF Cipriano Cocco, na tarde desta segunda-feira, 25.01, onde constatou-se ‘situações precárias e a falta de manutenção”.
Realizaram a vista o Presidente da Câmara de Vereadores, Professor Jean Costalonga (Cidadania) e o vereador Professor Tininha (Cidadania). Durante a visita os vereadores foram acompanhados pela atual gestora da unidade de ensino Renata Altoé Dadalto.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Professor Jean Costalonga, explica que o objetivo das visitas é conhecer a real situação que se encontram as escolas municipais. Lembra que as aulas retornarão no próximo dia 08.02 de forma remota, mas que nem por isso, as escolas podem estar da forma que estão.
“Nossas escolas estão sem alunos desde março do ano passado e nada foi feito em melhoria nas estruturas físicas na maioria das escolas. Como retornar a aulas presenciais neste cenário? O que pensavam que eram nossos estudantes? Estamos visitando e registrado tudo para que o atual gestor adote as medidas necessárias e urgentes.” – ponderou o presidente da Casa.
De acordo com os vereadores a situação da unidade de ensino é precária e avaliam o atual estado como resultado da ausência de anos de serviços de reparo e manutenção. “Estamos falando do descaso com a Educação. Descaso com nossos professores e nossas crianças. A situação é tão critica que alguns ambientes chegam a ser quase insalubres para qualquer pessoa, inclusive crianças. São salas sem janelas ou com infiltrações. Em um banheiro por exemplo temos cinco sanitários, onde três estão com defeito e os dois que funcionam sem portas. Isso é humilhante para qualquer ser humano. Ainda me pergunto como que desde março, sem alunos, não conseguiram colocar porta em dois banheiros, ou desentupir três vasos sanitários, mas tem onze milhões para fazer praças e fontes luminosas. Humilhante e revoltante” – desabafou o vereador Professor Tininha.
Por fim, os vereadores destacam o compromisso com a população e ressaltam compreender os desafios da nova gestão em suprir tantas demandas. Ao final, um relatório será encaminhado à Secretaria Municipal de Educação, Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros.
O que diz a SEME
Por meio de nota, a Secretaria de Educação agradece o apoio dos vereadores da Câmara de Jaguaré em dar visibilidade a atual situação da Educação Municipal. Retira também que a atual equipe tem-se empenhado para identificar as demandas e traçar estratégias para solucioná-las o quanto antes.
Publicado em 27/01/2021.