Valendo-se das novas tecnologias o vereador de Jaguaré, Júnior Alves, sugeriu ao Prefeito a criação do Banco Municipal de Alimentos. A Proposta surgiu de uma rodada de conversas entre os munícipes nas redes socias, em que o vereador foi citado, e prontamente se dispôs a atender a demanda. Agora, por meio da Indicação Nº 042/2021, cabe ao Executivo apreciar e acolher a proposta.
O vereador relatou que em conversa com cidadãos nas redes sociais estes suscitaram a ideia da criação de um banco de alimentos que pudesse trabalhar com a arrecadação de alimentos para as famílias que necessitam. “Percebemos muitas pessoas e organizações com iniciativas próprias mas que muitas vezes esbarram na logística ou para quem doar” – comentou.
De acordo com a Indicação Nº 042/2021, aprovada pela unanimidade dos vereadores, já existe a Lei Federal nº 14.016/2020, que dispõe sobre o combate ao desperdício de alimentos e a doação de excedentes de alimentos para o consumo humano.
Nesta linha, o documento argumenta no município de Jaguaré existe uma grande diversidade de alimentos oriundos da produção agrícola familiar, das feiras livres, dos supermercados e dos restaurantes. Sendo o Banco de Alimentos uma importante ação de combate ao desperdício de alimentos, de enfrentamento à fome e de estímulo à solidariedade no município.
“Trata-se de uma importante política pública, que contribui efetivamente para a promoção do direito humano à alimentação adequada, transformando o que seria dispensado com boa procedência para quem precisa. É uma forma de contribuir para a redução da fome e da insegurança alimentar e nutricional. Vale citar que o mesmo projeto já se encontra implantado em diversos municípios em nosso país, com exemplos nas cidades de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Cariacica. Por isso acredito no bom desenvolver deste projeto” – explicou o vereador.
Histórico de vida
O vereador José Carlos Alves Júnior é nascido em São Gabriel. Veio para Jaguaré ainda no colo, com um ano e meio. Cresceu na cidade e aos 17 anos, foi para Vitória, onde se formou em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.
“Trabalhei em São Gabriel da Palha, Linhares e sou concursado em Vila Valério. Ao retornar para Jaguaré, tive a grata missão de ajudar juntamente com muitos outros jovens e de maneira muito alegre, na formação de uma juventude amável, cristã e missionária através do EJC.” – relata.
No seu retorno, já trabalhou nas unidades de saúde dos bairros Irmã Tereza, SEAC, Boa Vista, Barra Seca, Água Limpa e Giral.
“Em 2015 retornei de maneira definitiva pra Jaguaré, fiz novas e importantes amizades que me ajudam todos os dias a me tornar na vida pública o grande batalhador que sempre tive o prazer de ser na vida pessoal”.
Histórico Político
Lembra que em 2018 se reuniu com um novo grupo de jovens cujo maior interesse fosse debater de maneira sadia os rumos, nos quais a política do Município estavam sendo conduzidas.
“O sentimento de impotência diante de uma Cidade que não utilizava seu grande potencial nos motivou a nos organizarmos e tentarmos ajudar de alguma maneira, principalmente no campo das ideias o nosso Município”.
Avalia que com uma juventude bem instruída, organizada e influente, percebeu-se a possibilidade de se colocar um representante na Câmara Municipal. Lembra que o grupo crescia e mais jovens eram convidados e viam ali uma oportunidade de serem ouvidos em seus anseios. “Assim nos colocamos à disposição para disputar a eleição e tentar trazer de volta a confiança dos investidores e a alegria ao povo de Jaguaré”.
Principais objetivos como vereador
“Conscientizar as pessoas sobre as verdadeiras funções do vereador, aumentando o nível do debate político na Cidade. Buscar melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de políticas públicas bem conduzidas. Atrair investidores para o aumento das vagas de emprego, acolhendo os jovens em um ambiente saudável e promover progresso social e econômico do Município”.
Publicado em 19/04/2021