A Câmara de Jaguaré sediou uma reunião com os moradores da Comunidade de São Judas Tadeu que pedem apoio da Prefeitura de Jaguaré em suas diversas demandas. No encontro os vereadores se comprometeram em apoiar todas as inciativas legais que permitam o apoio aos moradores, bem como a busca de soluções junto ao Município de São Mateus.
Os moradores relataram que desde que o IDAF confirmou a divisa entre os municípios de Jaguaré e São Mateus os moradores da região começaram a ficar prejudicados em seus atendimentos.
“Quando fizemos a emancipação nossos pais brigaram por Jaguaré. Nossas terras estão inscritas como Jaguaré, bem como nossos blocos de produtores de títulos de eleitor. Agora, na hora que precisamos de transporte escolar, uma ambulância ou uma máquina pra acertar as estradas, ai nos informam que somos de São Mateus. E quando vamos em São Mateus, não temos documentos que provam que moramos lá. Vamos fazer o que? Somos de Jaguaré e queremos ser atendidos por Jaguaré” – relataram os moradores.
O presidente da Câmara de Jaguaré, Jean Costalonga, defendeu os direitos da comunidade em ser atendida e destacou que a Câmara de Jaguaré vai apoiar qualquer decisão que apresente uma decisão legal para a solução do problema.
O vereador Tião Soprani ressaltou que como morador da região acompanha de perto o sofrimento da população. Citou que muitas vezes os mesmos ficavam desamparados e sem saber onde buscar atendimento. O vereador Jair Sandrini relatou que em anos anteriores buscou-se soluções, porém não houve avanços nas negociações.
O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, enalteceu os esforços da comunidade e a união pela busca de opções. “Estamos dispostos a fazer tudo que pudermos por vocês. Queremos ajuda-los em tudo que estiver ao nosso alcance e no que for possível nas vias da Lei.” – reforçou, informando que efetuará contato com a Prefeitura de São Mateus para que esta permita ações da Prefeitura de Jaguaré na comunidade.
A vereadora da Câmara de São Mateus, Ciety Cerqueira, falou sobre os esforços da Prefeitura de São Mateus em atender todos os cidadãos e espera que as demandas sejam supridas pela municipalidade mateense.
PARECER TÉCNICO
Participando do momento, o sub-gerente de cartografia IDAF, Vailson Schineider, comentou que não há duvidas técnicas sobre a divisa e de que a comunidade de São Judas pertença a São Mateus. Destacou ainda que a Constituição Federal impede qualquer modificação nas divisas municipais ou estaduais. “O que acontece em algumas situações é o reconhecimento social de uma comunidade. Por meio de um processo uma comunidade prova que pertence socialmente e culturalmente a outro município daquele que está na lei. Nesses casos pode ocorrer um ajuste da divisa, desde que com anuência total da comunidade e dos dois municípios envolvidos”.
Da reunião, ficou definido a busca da Prefeitura de São Mateus para definição como a mesma tratará a situação. Ainda participaram do encontro o vice-prefeito de Jaguaré, Elder Sossai, e o ex-deputado José Carlos Nunes.
Publicado em 08/03/2021.