Frente os grandes problemas educacionais potencializados pela Pandemia da Covid-19, o Presidente da Câmara de Vereadores, Jean Costalonga, solicitou, por meio da Indicação Nº 062/2021, a contratação de professores para atuarem no reforço escolar de estudantes do Ensino Fundamental.
Na solicitação o vereador destaca que a necessidade de contratação de professor de Núcleo Comum, em Língua Portuguesa e Matemática, para atuar no contra-turno escolar nas escola do Sistema Municipal de Ensino de Jaguaré. No projeto, desta a importância para os estudantes das turmas de 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Professor Jean citou que no Brasil eram 1,2 milhão de crianças fora da escola, porém, com a Pandemia da Covid-19, este número saltou para mais de 5 milhões. Avaliou ainda que esta realidade se reflete em Jaguaré e citou que muitas famílias não estão convencendo os estudantes para este retorno, mesmo quando é possível.
“Esta Pandemia pegou todos nós de surpresa e a Educação, especialmente nossos estudantes ,vem sofrendo os efeitos avassaladores do fechamento das escolas. Quero com esta Indicação alertar nosso Executivo da necessidade de estar preparado para o retorno de nossas crianças e adolescentes à sala de aula. E que neste retorno tenham condições de aprender e ter o apoio necessário” – enfatizou.
O vereador Professor Tininha reforçou que durante a campanha uma mãe lhe relatou a dificuldade em ajudar seu filho no 1º Ano do Ensino Médio nas atividades de Matemática. O relato da mãe foi que que quando ela estudava não compreendia e acabou abandonando o estudo e sente medo que o filho faça o mesmo. O vereador enalteceu o projeto do colega e destacou a importância de serem implantadas outras formas de se incentivar os estudos das crianças e adolescentes. Finalizou destacando os desafios do ensino remoto para docentes e discentes.
Publicado em 10/05/2021.