Os vereadores da Câmara de Jaguaré realizaram uma reunião com a equipe gestora da Secretaria de Municipal de Saúde para acompanhamento das ações. No encontro, de 24.05, foi destacada as ações sobre o atendimento a pacientes no Posto de Saúde de Vargem Grande e as ações no enfrentamento à Pandemia da Covis-19.
Na reunião a secretária Municipal de Saúde, Tânia Maria Pariz Xavier, a coordenadora da Atenção Primária, Shafer cherry, e a coordenadora da Vigilância em Saúde Leisimar Cristina, explicaram que a Unidade de Saúde da comunidade de Vargem Grande não pode mais ter um técnico de enfermagem sem a presença de um enfermeiro. Relataram que a unidade foi alvo de uma fiscalização do Conselho Estadual de Enfermagem que sinalizou a Secretaria da irregularidade. Acrescentaram ainda que em um mês os atendimentos no posto se restringiram a menos de 38 aferições de pressão e dez medições glicêmicas. “Temos uma comunidade com pouco mais de 430 pessoas. Temos condição de manter enfermeiro, técnico de enfermagem e recepcionista para esta realidade?” questionou a secretária.
A coordenadora da Atenção Primária citou que na comunidade do Estivado, com aproximadamente 800 moradores, o posto funciona em dia e horários estabelecidos, assim uma equipe da Secretaria de Saúde vai ao local e garante o atendimento da população.
A equipe gestora ainda relatou a dificuldade em garantir médicos nas unidades de saúde visto a carência de médicos no mercado (frente a grande procura devido a Pandemia). Outra situação citada relaciona-se ao fato de que muitas unidades são inscritas no programa Mais Médicos, do Governo Federal, e que a chegada, ou substituição do profissional, depende do Ministério da Saúde.
Consultas Eletivas
Durante a reunião a secretária Municipal de Saúde explicou que o sistema de marcação de consultas eletivas passou por mudanças em agosto. Na ocasião, todos os procedimentos passaram a ser realizados de forma on-line, diretamente pelo médico, durante a consulta. Neste cenário, o AMA tem trabalhado no agendamento de passagens/veículos e remarcações.
Relatou porém que antes desta data o Governo do Estado utilizava outra plataforma de agendamento e as consultas nele agendadas não foram relocadas. “Hoje estamos conseguindo trabalhar para colocar todas estas consultas em andamento, porém estão por conta do Estado” – explicou.
Pandemia
A equipe por fim relatou que o monitoramento dos Casos de Covid são feitos de forma on-line e que a Secretaria de Saúde continua trabalhando na conscientização sobre a importância da adoção das medidas de proteção.
Relatou-se ainda que na vacinação o Municípios já completou a quase totalidade, em primeira dose, os agentes de saúde e idosos acima dos 60 anos. Explicou que as pendências quanto a segunda dose devem-se ao atraso no recebimento de vacinas que é coordenado pelo Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde.
Publicado em 26/05/2021