ES – JAGUARÉ: O governador Renato Casagrande encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (11), os projetos de lei do Poder Executivo que visam à reestruturação das forças de segurança do Estado. Entre eles estão as duas Companhias Independentes da Polícia Militar – uma em Jaguaré e outra em Pinheiros – ambas foram solicitas ao Governador pelo Deputado Estadual Freitas, após apelo das comunidades por mais segurança.
“Nós reconhecemos a importância dessa atitude e a sensibilidade do nosso governador Renato Casagrande. Essa proposta está vindo para a Assembleia Legislativa para ser apreciada, votada, aprovada e, posteriormente, sancionada por ele. Queremos lembrar que aquela região Norte/Noroeste era um ponto fora da curva e o agradecemos por essa iniciativa”, disse o deputado Freitas.
Casagrande assinou os projetos de lei durante evento no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, sede do Poder Executivo, na manhã desta quarta-feira, com a presença de sete deputados estaduais, secretários estaduais, oficiais da PM, agentes da Polícia Civil e presidentes de associações e entidades ligadas à Segurança Pública.
“Nós estamos fazendo um plano de reestruturação das forças de segurança publica do nosso Estado – as polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros – pretendemos coloca-lo em prática o mais rápido possível, pois queremos dar mais condições de trabalho para essas forças”, resumiu o governador.
Na Polícia Militar, a Cia Independente de Jaguaré irá abranger também Sooretama e Rio Bananal enquanto a Cia Independente de Pinheiros irá cobrir também Montanha e Boa Esperança entre outros municípios daquela região.
“É para dar mais capacidade de definição estratégica, pois um major comandará a Cia, e uma capacidade operacional com mais independência para poder tratar do enfrentamento da criminalidade nessas duas regiões especificamente. Elas ficarão sempre vinculadas ao comando superior, mas como Companhias Independentes terão capacidade de definir estratégias, fazer operações e nossa expectativa é que isso tenha mais resultados para a população”, explicou o governador Casagrande.
Na Polícia Civil, por exemplo, o governador disse que vai poder pagar uma indenização para quem faz um plantão específico e poderá colocar delegacias para funcionar por mais tempo.
As medidas tomadas pelo governador Casagrande visam à reorganização da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. A finalidade é levar aos capixabas serviços de segurança mais eficientes conforme as diretrizes do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Dentre as ações contempladas estão o retorno do Batalhão de Missões Especiais (BME), a abertura de quatro novas Companhias Independentes da PM (Jaguaré, Pinheiros, Nova Rosa da Penha, em Cariacica, e são Torquato, em Vila Velha).
Na solenidade também foram assinados e encaminhamentos à Assembleia projetos que ampliam a concessão de indenização suplementar de escala operacional para policiais, além da alteração da lei que rege as promoções dos oficiais de administração e dos praças militares.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Jaguaré, Jean Costalonga, agradeceu aos esforços do Governador do Estado Renato Casagrande, que atendeu a demanda apresentada pelo Deputado Estadual Freitas que ouviu os apelos de toda comunidade. “Só tenho que agradecer esta posição do Governador. Temos uma Companhia Independente vai significar mais efetivo policial, mais equipamentos de segurança e uma nossa base de apoio a estes policias. Nossa comunidade precisa e merece esta atenção e ação” – destacou.
Outra medida importante foi a autorização para o concurso da PM, que será destinado ao preenchimento de 671 vagas, sendo: 560 praças combatentes; 20 oficiais médicos; 20 oficiais dentistas; cinco oficiais farmacêuticos/bioquímicos; dois oficiais médicos veterinários; 10 oficiais enfermeiros; 30 praças especialistas da saúde; dois oficiais músicos e 22 praças músicos.