A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei Legislativo que propõem o reconhecimento em caráter educacional e formativo da Capoeira e da Folia de Reis. A intenção é que as manifestações culturais sejam trabalhadas nos ambientes escolares de forma a resgatar, valorizar e promover a cultura que elas representam. Aprovado por unanimidade dos vereadores, na 13ª Sessão Ordinária, realizada em 30.08, o PLL segue para análise e sansão do Executivo Municipal.
O Projeto de Lei Legislativo 011/2021, de autoria do Vereador Elizeu Ribeiro, Institui o reconhecimento de caráter educacional e formativo da capoeira em suas manifestações culturais e esportivas. Nele, se estabelece que os estabelecimentos escolares deverão celebrar parcerias para que o ensino da capoeira seja integrado na proposta pedagógica da escola e desenvolvido com os alunos.
“Desde o Século XVII que a capoeira é uma manifestação da resistência da cultura negra. Com este projeto queremos garantir que nossos estudantes tenham acesso a esta manifestação cultural e esportiva. Assim podemos proporcionar o resgate da história, da cultura e ao mesmo tempo ensinar o respeito às regras e aos colegas, a importância da interação e junto temos a prática esportiva” – explicou Elizeu.
Projeto de Lei Legislativo 011/2021 foi complementado pela Emenda Modificativa 04/2021, do Vereador Preto Queiros, que solicitou Incluir a Folia de Reis também nos aspectos de caráter cultural e educativo da sociedade de Jaguaré.