Durante sua Segunda Sessão Ordinária os Vereadores da Câmara de Jaguaré discutiram as dificuldades enfrentadas pelas famílias com estudantes no Ensino Médio neste início de Ano Letivo de 2022. Ainda na sessão, realizada na última quinta-feira, 03.03, foram aprovados projetos que garantem recursos para investimentos na Secretaria de Cultura e o Decreto Legislativo que Aprova as Contas 2019 da Prefeitura de Jaguaré.
Durante as Explicações Pessoais o Presidente da Câmara de Jaguaré, Jean Costalonga relatou que há um mês vem acompanhando a situação do Transporte Escolar do Ensino Médio no Município. Explicou que hoje estudantes chegam e saem cedo no Centro, o que prejudica o ensino e até a participação nas aulas. Relatou que isso deve-se a implantação do Ensino Médio em Tempo Integral nas Escolas Estaduais. Contou que participou de uma reunião para tratar deste tema na tarde da última quinta-feira, onde constatou-se que o Município não pode custear o transporte do Ensino Médio, pois isso é uma competência do Estado. Bem como que Estado precisava efetivar todas as matrículas para iniciar uma licitação do transporte, visto que se paga por quilômetro e só se sabe onde o estudante mora após a matrícula.
“Infelizmente não temos uma data rápida para solução, que pode perdurar por um mês até sua completa resolução” – ponderou o Presidente. O Vereador Jair Sandrini reiterou a informação sobre os diversos questionamentos da população e a preocupação com o prejuízo educacional dos estudantes, destacando que acionou o Deputado Estadual Freitas ,a uns dez dias, para tomar parte a auxiliar na solução deste problema.
Durante o Expediente da 2ª Sessão Ordinária de 2022 foram lidos os projetos (que agora seguem para análise nas Comissões da Casa:
– Projeto Executivo Municipal Nº 009/2022 – Dispõe sobre a Condução de Veículo Oficial.
– Projeto de Lei Legislativo Nº 003/2022 – do Vereador Elizeu Ribeiro – Institui o Prêmio Mulher Destaque.
Ainda durante a Ordem do Dia da 2ª Sessão Ordinária de 2022 foram debatidos e aprovados:
– Projeto de Decreto Legislativo Nº 001/2022 – da CFOF – Comissão De Finanças, Orçamento e Fiscalização – Aprova as Contas da Prefeitura Municipal de Jaguaré-ES – Referente ao Exercício 2019 – Aprovado por unanimidade em sua Segunda e Última Votação.
– Projeto Executivo Municipal Nº 008/2022 – Autoriza o Executivo Municipal a abrir Credito Especial ao Orçamento da Secretaria Municipal de Cultura para incluir elemento de despesa.
– Projeto de Lei Legislativo Nº 002/2022 – da Mesa Diretora: Concede Reajuste Salarial aos Servidores Públicos Efetivos e Comissionados do Poder Legislativo Municipal. O Presidente da Câmara de Vereadores, Jean Costalonga, dos funcionários Efetivos, Contratados, Comissionados e Assessores Parlamentares com um reajuste salarial de 10%. Salientou que os Vereadores não são contemplados com o referido projeto.
– Indicação Nº 010/2022 – do Vereador Elizeu Ribeiro: Levar atendimento médico uma vez por semana ou até mesmo a cada quinze dias para os moradores da Comunidade de Córrego do Mosquito.
– Requerimento Nº 006/2022 – do Vereador Ricardo Barros: Requer a ampliação do Revisol no morro dos DALVI no Giral, associação APRONA.
– Requerimento Nº 007/2022– do Vereador Ricardo Barros: Requer redutor de velocidade, na Rua Marciano Laquini, próximo a Rodoviária
– Requerimento Nº 008/2022 – do Vereador Ricardo Barros: Requer junto à Secretaria competente, que faça o calçamento na Rua Terezinha de Pra Trevisan com Rua Darcy Russe.
– Requerimento Nº 009/2022 – do Vereador Ricardo Barros: Requer junto à Secretaria competente, que faça o recalçamento na Rua Luiz Falcheto, bairro Clubinho (perto da igreja Deus é Amor).
– Requerimento Nº 010/2022– do Vereador Ricardo Barros: Requer junto à Secretaria competente, Pavimentação com REVSOL nas Ruas DELCIZO CESCON – Bairro Palmital, LUIZ TOMAS – Perto da praça poliesportiva. (Falta Topografia), BIANOR CORREIA. Próx. Estação de tratamento do Boa Vista, que liga o Boa Vista 1 ao 2 e GERALDO ELEOTÉRIO – Lot. Sossai.
As Sessões Ordinárias e Extraordinárias acontecem no Plenário da Câmara de Vereados, com transmissão ao vivo pelas redes sociais, e com acesso limitado, devido o processo de reforma completa do prédio legislativo.