JAGUARÉ: A Câmara de Jaguaré, após seu período de recesso, iniciou a análise de uma série de projetos, entre eles, o que propõe a municipalização da Av. 09 de Agosto. Ainda durante a 11ª Sessão Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira 01.08, foi aprovada a Indicação Nº 049/2022 – do Vereador Jair Sandrini: Realização de campanha de estratégia de prevenção e conscientização de acidentes envolvendo máquinas e equipamentos utilizados na colheita de café do município.
Durante o Expediente da 11ª Sessão Ordinária, foram lidos no Expediente:
– Projeto de Lei Nº 031/2022 – Abertura de Crédito Suplementar à Secretaria Municipal de Cultura – para executar ações por meio da recepção de recursos por meio do Fundo Estadual de Cultura
– Projeto de Lei Nº 032/2022 – Repasse com o Governo do Estado para o pagamento de escala operacional aos Policiais Civis.
– Projeto de Lei Nº 033/2022 – Contratação de Pessoal, de forma Emergencial, para a Secretaria Municipal de Agricultura –
– Projeto de Lei Nº 034/2022 – Permite a Prefeitura de Jaguaré absorver Trecho Rodoviário Estadual Urbano do DER – da Av. 9 de Agosto.
Os projetos seguem para análise e votação nas Comissões da Casa de Leis.
Já durante a Ordem do Dia, foram analisados, debatidos e aprovados – por unanimidade dos vereadores, os projetos:
– Indicação Nº 048/2022– do Vereador Jair Sandrini: pede calçamento da Rua Ângelo Morello, no Centro.
– Indicação Nº 049/2022 – do Vereador Jair Sandrini: Realização de campanha de estratégia de prevenção e conscientização de acidentes envolvendo máquinas e equipamentos utilizados na colheita de café do Município – justificando pelo alto índice no registro de acidentes ocorridos durante a colheita, bem como ser inspecionado se as mesmas atendem ao estabelecido na NR-12.
– Indicação Nº 050/2022 – do Vereador Jair Sandrini: Reforço da iluminação pública e instalação de luminárias na Rua Terezinha de Prá.
– Indicação Nº 051/2022 – do Vereador Jair Sandrini: Disponibilizar ponto de apoio aos usuários de saúde do município que realizam tratamento médico em outros municípios.
– Indicação Nº 051/2022 – do Vereador Júnior Alves – Providenciar a implantação de cursos para o devido cumprimento ao que determina a Lei N° 13.722/18 – conhecida por “Lei Lucas”.
Durante as Explicações Pessoais o vereador Elizeu Ribeiro elogiou a postura da Gestão Municipal de realizar as Audiências Públicas para a elaboração do Orçamento 2023 da Prefeitura de Jaguaré. Porém lamentou a pouca participação da população. Citou ainda as prioridades eleitas e assumidas pelo Prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra: realização de obras de esgotamento de toda comunidade com a instalação de estação de tratamento de esgoto, representado um investimento aproximado de R$ 3 milhões; realização de parceria com a EDP-Escelsa para conclusão da iluminação pública na comunidade; e calçamento de ruas no entorno da igreja católica.
No uso da tribuna o vereador Ricardo Barros já se posicionou a favor do Projeto de Lei Executivo Nº 033/2022, lido durante o expediente. Argumentou que o projeto é fruto de uma indicação realizada no ano de 2021 e que foi acolhida pelo Executivo Municipal.