JAGUARÉ: Com base nas informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil de Jaguaré pede atenção especial dos produtores rurais que possuem barragens. A orientação é que mantenham os monges e áreas de escape livres. Somente nesta quinta-feira algumas regiões do Município já registraram mais de 30mm de chuva Somente em Novembro, segundo o SAAE de Jaguaré, foi registrado um total de 418mm de chuva.
Dezembro com 150mm
Reforçando o Alerta está a previsão do Instituto Climatempo para os próximos dias. Em apenas cinco dias a previsão é que o Município registre mais 150mm de chuva, acompanhe:
– 02/12 – Sexta-feira – 40mm
– 03/12 – Sábado – 30mm
– 04/12 – Domingo – 15mm
– 05/12 – segunda-feira – 35mm
– 06/12- terça-feira – 05mm
Já o acumulado de chuva no mês Novembro, de acordo com SAAE de Jaguaré chegou a 418mm. Somados o precipitado e o previsto poderá chegar a marca de 560mm de chuva em menos que uma quinzena. Em Novembro/2021 o acumulado de chuva foi de 145mm, e em Novembro/2020 ficou em 93mm.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Jean Costalonga, reforçou o apelo da Defesa Civil e destaca a importância da medida para se evitar tragédias. “Já temos um solo bastante encharcado e com represas cheias. Então nossos produtores precisam monitorar suas barragens. Estamos tendo grande quantidade de chuva em curtos períodos
A orientação da Defesa Civil Municipal é que os produtores rurais possam realizar uma visita constante em suas barragens neste período de chuvas. Especialmente sobre o monge – para manter sua limpeza e fácil drenagem, bem como da estrutura das barragens. A qualquer sinal de trinca ou desmoronamento a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente.
Para receber alertas em casos de chuvas, frentes frias, tempestades e alagamentos, a Defesa Civil envia notificação pelo celular através de SMS. Para se cadastrar, basta enviar o CEP do local de residência para 40199. A população também pode acompanhar os avisos da Defesa Civil local no site da Prefeitura de Jaguaré. Em caso de emergência, deve-se ligar para a Defesa Civil pelo número 199, que funciona 24horas.