A Câmara de Jaguaré entrou em luto nesta sexta-feira (01.01) com a notícia de falecimento de Santaninha Cosme, aos 86 anos. Fundador da Casa Cosme, era uma referência no comércio de Jaguaré. Ele estava internado no Hospital Meridional em São Mateus, por complicações de problemas pulmonares.
O velório será na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaguaré, a partir das 14h. O sepultamento acontece neste sábado (2), às 8h, no cemitério municipal.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Jaguaré, Sebastião Soprani, se solidarizou com a família, em nome dos vereadores, e destacou o quanto Santaninha Cosme trabalhou e representou na construção do Município.
Santaninha Cosme nasceu e foi criado na zona rural, nas proximidades de Vargem Grande, então Município de São Mateus. Anos depois, ceio para a Vila de Jaguaré, onde fundou a Casa Cosme, em 1967.
Casado com Avanir Bonomo Cosme, Santaninha teve cinco filhos (Maria Gorete, Maria Marta, Maria Madalena, Kiara e Washington Luiz, conhecido como Titão da Casa Cosme), 10 netos e nove bisnetos.
A Casa Cosme iniciou como uma mercearia, vendendo secos e molhados. Foi crescendo, atualmente sendo referência em Jaguaré, como diversidade de produtos como de cama, mesa e banho, material esportivo, calçados, bolsas, entre outros. Um empreendedor nato, Santaninha no início ia de Belina buscar produtos para vender em Jaguaré.
Atuou pela emancipação de Jaguaré e diretamente pela criação da CDL de Jaguaré. Católico fervoroso, sempre esteve presente em setores de finanças na Igreja Católica e atuava como uma das lideranças do Movimento Italiano Jaguarense.
A Família destaca Santaninha Cosme como “um ser humano com valores muito bem definidos”. Homem muito sério, responsável em tudo que fazia e sempre se envolvia com boas causas.
O velório de Santaninha Cosme será na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaguaré, a partir das 14h. O sepultamento acontece neste sábado (2), às 8h, no cemitério municipal.