Os Vereadores da Câmara de Jaguaré acompanharam a cerimônia de inauguração do novo Centro Cirúrgico e a Central de Material Esterilizado do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS). Com o investimento de R$ 17 milhões, do Governo do Estado, o novo centro tem a capacidade de até 8 mil cirurgias, atendendo a toda a região.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Jaguaré, João Vanes dos Santos (PSD), destacou a importância do investimento para toda a população da Região Norte do Estado, especialmente de Jaguaré. “É uma grande honra, com poucos dias de mandato, acompanhar uma entrega tão importante para nossa população. Este novo Centro Cirúrgico tem equipamentos de primeiro mundo e vão ampliar a capacidade de atendimento de nossa população. Parabenizo o Governador Renato Casagrande que tanto tem feito por nossa Região” – declarou.
Durante a visita a São Mateus, o Governo do Estado também inaugurou a ponte duplicada na comunidade de Pedra D’água.
Na agenda Governador do Estado, Renato Casagrande comentou sobre os investimentos do Governo do Estado em São Mateus. “Uma alegria poder entregar a ponte de Pedra D’água, uma ponte importante. Também conseguimos ampliar as faixas dando maior fluidez ao trânsito Guriri, que aumenta muito na época de verão. A duplicação efetiva já está contratada para iniciar depois do Carnaval. Além das obras de mobilidade, nós hoje também viemos para inaugurar o Centro Cirúrgico do Hospital Roberto Silvares, com cinco novas salas cirúrgicas à disposição da população da região norte, enquanto não fica pronto o Complexo Hospitalar do Norte, que está indo muito bem”, afirmou o governador.
A unidade hospitalar é referência para 29 municípios da região Central-Norte do Espírito Santo, que concentram uma população estimada em 687 mil habitantes. O investimento de R$ 16,19 milhões contemplou a construção de cinco novas salas de cirurgia, em uma área anexa ao prédio já existente no hospital. Com o anexo, o hospital passa a contar com um total de nove salas de cirurgias e procedimentos e a expectativa de aumento da capacidade de realização de cirurgias é de 25%.
Ampliação no atendimento em Saúde
O Vereador Ricardo Barros (PP) aproveitou para agradecer os investimentos do Governo do Estado e aas ações em prol da população desenvolvidas pelo Governador Renato Casagrande.
A vereadora Rangélica Rosato (PSD), e os vereadores Valdecir da Silva – Valdecir do SEAC (PP) e Claudio Santos Gomes – Dunga (UNIÃO), destacaram a importância das ações de valorização e fortalecimento do SUS – Sistema Único de Saúde. Frisaram que o mesmo é essencial para a população mais carente.
Os vereadores Eudimarcos Gomes Ribeiro – Krânio (REPUBLICANOS) e Edmilson Nunes de Queiroz – Preto Queiroz (PP), acompanharam o evento e reforçaram o compromisso com a população de atuar de forma que os recursos do Estado cheguem a toda população.
SUS mais ágil e eficiente
Para o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a inauguração simboliza o compromisso do Governo do Estado em oferecer uma assistência de qualidade, mais ágil e segura para os pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). “A nova estrutura não é apenas um investimento em infraestrutura, mas também um investimento em vidas. Com equipamentos modernos e tecnologia de ponta, estamos ampliando nossa capacidade de realizar procedimentos e reduzindo filas de espera, proporcionando um atendimento mais humano e eficaz. Agradeço ao trabalho da equipe técnica do hospital, que se dedica diariamente para que a saúde pública alcance novos patamares de excelência”, disse.
O novo anexo do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares conta com cinco novas salas cirúrgicas de grande porte (com 36 metros quadrados cada); sala para recuperação pós-anestésica com oito leitos; área de preparo de vestiário para pacientes eletivos, com capacidade para quatro leitos; sala de acolhimento de familiares; área de repouso com copa e vestiários para a equipe assistencial; posto de enfermagem; e farmácia satélite.
Nas novas instalações, serão realizadas cirurgias eletivas e urgência/emergência nas especialidades de: cirurgia geral, cirurgia ortopédica, neurocirurgia, cirurgia urológica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia vascular, cirurgia em coloproctologia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia torácica, cirurgias otorrinolaringológicas, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia oncológica e cirurgias endoscópicas.
Além do Centro Cirúrgico, foram construídos uma Central de Material Esterilizado, com áreas de recepção, descontaminação e separação de materiais, preparo e esterilização, incluindo sala para desinfecção química, armazenamento e distribuição de materiais esterilizados, área administrativa; uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dimensionada para atender toda a demanda do hospital; e o paisagismo de todo o entorno foi refeito.