Os Vereadores da Câmara Municipal de Jaguaré conheceram um pouco mais das estratégias desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde. A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira, 13.01.2024, na Sala de Reunião da Casa Legislativa. Na oportunidade, a secretária Municipal de Saúde, Itatiane Cristina Lana Carvalho de Andrade, também acolheu avaliações e sugestões para aprimoramento as ações da Secretaria Municipal de Saúde e melhor atendimento à população.
Abrindo a reunião o Presidente da Câmara de Vereadores, João Vanes dos Santos, classificou o atendimento em saúde como uma das maiores demandas que se apresenta aos vereadores. Citou que inúmeras vezes vereadores são procurados para auxiliar, e até mesmo socorrer muitos munícipes, classificando a reunião como essencial para um melhor funcionamento de todo sistema.
A Secretária Municipal de Saúde Saúde, Itatiane Cristina Lana Carvalho de Andrade, acompanhada da Coordenada das Ações em Saúde Raquel Pariz de Backer Grippa, explicaram as diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde, listando que o atendimento em Jaguaré estrutura-se em:
– Atendimento nas Unidades de Saúde: 15 unidades
– Agendamento e consultas on-line – CONSUS
– Atendimento na Unidade Mista de Internação – UMI
– Autorização para exames e consultas dentro do Município.
– Agendamento para consultas fora do Município;
– Transporte para atendimentos fora do Município.
– Serviço de Remoção – SAMU – operado e gerenciado pelo Governo do Estado.
Na oportunidade a secretária reiterou que os casos de remoção dos pacientes não compete ao sistema municipal, mas à Regulação Estadual, que já possui como protocolo:
– Hospital Rio Doce – Linhares: oncologia, cardiologia, gestação de alto risco
– Colatina: pediatria
– Hospital Roberto Silvares – fraturas, traumas em geral
A chefe da pasta a citou ainda que apenas neste mês de dezembro foram transportados mais de três mil pacientes para consultas, exames fora do Município.
Alinhamento de informações
O Presidente da Câmara de Vereadores, Joao Vanes dos Santos, classificou o momento como fundamental para alinhamento de ideias e procedimentos. Finalizou destacando o papel do vereador em cada comunidade. Lá o parlamentar ouve, tira dúvida e orienta a população para o melhor e mais ágil acesso às estruturas em saúde.
O vice-presidente da Casa de Leis, vereador Ricardo Barros, relatou as frequentes reclamações da população quanto o acesso ao SAMU para o atendimento de ocorrências. Segunda a secretária de Saúde, a população está em processo de adaptação, pois o Sistema SAMU necessita de informações para funcionar, e se adequadamente usado garante remoções com apoio médico, ou até de helicóptero, como já ocorrido em períodos passados.
Os vereadores Valdecir da Silva – Valdecir do SEAC, Claudio Santos Gomes – Dunga e Edimarcos Gomes Ribeiro – krânio destacaram a importância o atendimento dos postos de saúde nos bairros e comunidade, bem como a manutenção de médicos no atendimento à população. Também frisaram a importância do funcionamento da Farmácia Básica.
As vereadoras Rangélica Rosato e Penha Bettim solicitaram informações sobre os atendimentos pré-natal e o acompanhamento das gestantes. Ainda pontuaram a capacidade de atendimento da UMI, que muitas vezes atende pessoas residentes em municípios de São Mateus, Vila Valério e até Sooretama, o que muitas veze sobrecarrega o sistema e gera demora nos atendimentos.